quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL PRA VOCÊ TAMBÉM

Eu  sei que você não vai ler essa mensagem até a noite de Natal, nem mesmo no dia 25. Nem sei se você vai ler.Mas o que desejo pra você vai além de uma noite e um dia. Vale pra vida.

Primeiro de tudo, muita saúde. Somente quando a saúde nos falta, percebemos que tudo o mais, fica pra depois.

Felicidade. Ninguém é feliz 100 % do tempo. O mundo e a vida não permitem. Então, o segredo é reunir e curtir momentos felizes. Quanto mais, melhor. 

Amor. Como é bom ser amado. Mas melhor ainda é amar. A vida fica mais colorida, ganha novos contornos e o coração bate mais forte.

Amigos. Os amigos sempre serão importantes em nossas vidas. Com eles podemos dividir nossas preocupações com a saúde. Conversar sobre as dores e delícias de amar e sermos, maravilhosamente, felizes. Principalmente, quando envelhecermos, será a eles que vamos recorrer.

O futuro é agora. O tempo é o meu momento.

FELIZ NATAL pra você !!

Escrevi esse texto, especificamente, pra alguém muito especial, mas é extensivo pra todos que acompanham esse blog.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

46 IDÉIAS BRILHANTES QUE TORNAM A VIDA DO SER HUMANO MAIS FÁCIL

Sob o título " As 46 mais brilhantes soluções que cada ser humano precisa para tornar a vida mais fácil ", o site OBUZZ.CO publicou matéria, muito interessante, sobre coisas simples que podemos fazer em casa para tornar nossa vida mais fácil.
Achei tão legal, que resolvi replicar, aqui no blog, para quem não viu a matéria.

1- Usar cabides de loja como prendedores de pacotes de salgados


2 - Para o ziper que abre sempre

3 - Congelar uvas para resfriar o vinho branco sem deixá-lo aguado


4 - Como colocar duas tigelas em um micro ondas pequeno

5 - Uma ideia brilhante para o berço depois que as crianças ficam grandes demais para ele

6 - Usar um soprador de folhas e um cano de PVC para limpar calhas sem precisar de escada.

7 - Um jeito fácil de fazer um sanduíche de sorvete


8 - Desentupir ralos sem produtos caros

Coloque meio copo de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre dentro do ralo entupido. Quando parar de borbulhar, enxágue a pia e seu ralo estará limpo. Um jeito barato e amigável ao meio ambiente.

9 - Quando tiver que pendurar algo com  buracos nos locais exatos, tire uma cópia do verso e use-a como modelo


10 - Colocando um sachê de chá dentro do tênis mal  e da bolsa de ginastica, os maus odores serão absorvidos.


11 - Faça com que parem de pegar sua caneta no trabalho. Coloque a carga de tinta azul, dentro de uma caneta vermelha. Ninguém pega uma caneta vermelha.


12 - Colocar seu celular no modo avião fará com que ele carregue duas vezes mais rápido.

13 - Colocar jornal no fundo da lixeira para absorver o chorume

14 - Quando esquentar a comida, deixe um espaço vazio no meio do prato. A comida esquentará por igual.

15 - Como melhorar problemas de foco e aumentar a qualidade da câmera do celular.Coloque uma fita adesiva transparente sobre a lente.

16 - Como gelar a cerveja rapidamente. Embrulhe a cerveja com papel-toalha molhado e coloque no freezer por apenas dois minutos.


17 - Usar o pregador de roupas para segurar o prego, enquanto martela


18 - Usar um abridor de latas em embalagens de plástico duro



19 - Colocar um copo de água no micro-ondas, enquanto esquenta a pizza,para que ela não fique " emborrachada ".



20 - Após estourar a pipoca para micro-ondas, abra um pouco o pacote e sacuda-o em uma tigela, a fim de retirar os grãos que não estouraram.


21 - Esfregar uma noz nos móveis de madeira, para esconder as partes desgastadas.

22 - Criar uma luz brilhante em caso de necessidade. Quando estiver acampando, ou quando precisar, prender um farol de bicicleta a um galão de água, pode iluminar todo o ambiente.


23- Usar um removedor de grampos para poupar as unhas, ao acrescentar chaves ao chaveiro.

24 - Para saber de que lado estará a saída da rodovia

                     

25 - Uma esponja cheia d´água, congelada em um saco plástico, torna-se um pacote de gelo que não pinga por aí, quando derrete.

26- Caixas de comida chinesa foram feitas para se transformar em pratos, quando desdobradas.


27 - Afiar lâminas de barbear em jeans


28 - A melhor maneira de colocar fatias redondas no sanduíche


29 - Limpe um pote de creme e use-o para guardar celular e chaves, na praia


30 - Para desamassar uma camiseta rapidamente: coloque-a numa secadora com alguns cubos de gelo.


31 - Como cortar tomates cerejas, perfeitamente e ao mesmo tempo.



32 - Como evitar que uma panela borbulhe até derramar.


33- Tampas de copo de refrigerantes podem se transformar em suporte para copos.

34 - Puxar a ponta de uma banana é a forma mais fácil de abri-la



35 - Colocar uma colher de chá de bicarbonato de cálcio ao ferver ovos, faz com que a casca saia mais facilmente.


36 - Se não tiver bicarbonato, descasque um pequeno buraco na parte de cima e um maior na parte de baixo do ovo cozido. Depois coloque a boca no buraco pequeno e assopre.

37 - Arrume as roupas verticalmente, no guarda roupas, para ganhar espaço.


38 - Carregar o celular quando estiver em viagem


39 - Dobrar camisetas não precisa ser uma tarefa entediante.


40 - Retirar os ossos da asa de frango. Basta torcer e puxar.


41 - Coloque uma garrafa plástica sobre a gema do ovo e aperte, gentilmente, para separar a gema da clara.


42 - Ganhe espaço ao colocar uma muda de roupa extra na mochila.


43 - Alto- falante de I- Phone rápido e fácil


44 - Como usar pilhas AAA em dispositivos que requerem pilhas AA. Preencha os espaços entre as pilhas e os conectores com papel alumínio. Não vai durar tanto quanto as pilhas AA, mas será uma ajuda em caso de emergência.


45 - Se alguém apertar todos os botões do elevador, aperte cada botão, novamente, duas vezes, para evitar que pare em todos os andares.


46 - Jogar sem propagandas. Se você colocar seu celular no modo avião, os anúncios irritantes param de aparecer enquanto você estiver jogando.



Depois dessas dicas, sua vida nunca mais será a mesma. Tudo bem, algumas idéias não são tão brilhantes assim, outras são bem idiotas, mas vai, algumas são bem legais.E você ainda não tinha pensado nisso.

Boa sorte

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Para Sempre Julianne Moore

Poucos artistas são tão versáteis quanto a atriz Julianne Moore.Muitos até convencem nos personagens, mas são sempre eles mesmos. Não importa se são vilões, heróis ou pessoas comuns. A postura corporal, o olhar, a modulação da voz, são sempre iguais.

Julianne Moore é uma camaleoa. É capaz de ser a mesma fisicamente, porém nos faz acreditar no personagem, como se fosse outra pessoa, completamente diferente.
Os dois últimos filmes dela, que eu vi, Mapa para as Estrelas ( ainda sem data para estrear por aqui ) e o incrível Para Sempre Alice ( Still Alice ), com estreia prevista para fevereiro de 2015, mostram claramente, as várias facetas de Moore. O quanto ela é uma excelente atriz.
São personagens com características diametralmente opostas, e ainda assim, ao término dos filmes, temos a certeza que Moore é uma atriz decadente, em Mapa das Estrelas, e uma renomada professora de linguística, diagnosticada com a doença de Alzheimer, precocemente, em Para Sempre Alice. 

Indicada ao Globo de Ouro pelos dois filmes, certamente será indicada também ao Oscar. E é só aguardar.Alguma estatueta vai passar a morar na casa da atriz. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PRECONCEITO

PRECONCEITO - "Conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença."

Essa é uma definição de preconceito, dentre as várias existentes, porém todas tem um ponto em comum: preconceito sempre tem um tom depreciativo.
Acho que o ser humano é o único ser vivo que se acha, de alguma forma, no direito de julgar o seu semelhante. Não importa quem ele seja, rico ou pobre, alto ou baixo, gordo ou magro, mas sempre, o ser humano vai encontrar alguém que o estimula a se sentir superior, seja pela força, pelo conhecimento, pelo dinheiro,pela raça,pela orientação sexual, ou quando nada disso se aplica, pelo caráter.
Essa praga de sentimento faz parte do nosso lado negro. E por causa do preconceito, barbaridades são cometidas.

Começa na infância, quando algumas crianças pequenininhas, fofinhas e lindinhas, " brincam" com os amiguinhos quanto ao cabelo, ou com a gordura, ou com o nome, ou seja lá o que for. As professoras sabem, os pais sabem, mas dizem " coisas de crianças".
Esse fofinho vai crescer, virar um adolescente grosseiro, completamente imbecil, que não vai respeitar as diferenças.E aí a brincadeira de criança muda de nome, vira bullying. O " fofinho" vai maltratar alguém, que vai sofrer, muitas vezes calado.

Até que esse adolescente vira adulto . A vira um completo babaca. Alguém deplorável que acha que tem mais direitos, que é melhor e quem é diferente dele, não merece nada, muito menos respeito.

Não que eu seja uma especialista no assunto, longe disso. Minha opinião é fruto de observação, histórias ouvidas, histórias vividas ( sou mulher ! ).
Acho que, se um dia tivemos, certamente perdemos, a noção de limite do espaço do outro.
Minha maior motivação para escrever sobre esse assunto, são os recentes casos de deplorável abuso da força e de poder, em um claro caso de preconceito, nos Estados Unidos.Não que no Brasil estejamos livres da praga, mas a América é o " exemplo" da liberdade, pelo menos a todos os momentos eles clamam pela Primeira Emenda, se não me engano. Mas a terra do Tio Sam, não consegue se livrar do racismo.

Os casos, vergonhosos, dos rapazes negros assassinados por policiais brancos, mostram que o preconceito racial está mais vivo do que nunca,entre os americanos. E mais, o preconceito  do tipo " eu sou melhor que você", como tivemos recentemente aqui no Rio, quando um juiz foi parado em uma blitz.
Esse tipo de preconceito, o do abuso do poder, foi determinante para mostrar o quanto é injusto o sistema judiciário, nos EUA.
Um promotor e um grande juri, ambos no alto de seu mais insano preconceito, livraram a cara dos policiais brancos que cometeram assassinato dos homens negros. Cabe lembrar que nesse  "pré-julgamento", não há advogado de defesa e o chamado grande juri, em nada é parecido com aqueles que vemos em filmes de tribunais.
Várias formas de preconceito desfilaram por esses casos.Não a toa, a população de bem dos EUA se manifestem tão veemente, em dezenas cidades americanas.
Me solidarizo com as famílias  e repudio fortemente o ato covarde dos policiais, do promotor e do grande juri.

DON´T SHOOT ME

I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE.
I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE.
I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATHE. I CAN´T BREATH


   

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SÉTIMO

Bem, a rixa entre brasileiros e argentinos é antiga e acho que eterna. Existe até aquela máxima, que não sei quem disse, mas se aplica bem a esses dois povos: Os brasileiros amam odiar os argentinos e os argentinos, odeiam amar os brasileiros.
No futebol durante bastante tempo, o jogo empatava. Éramos tão bons quanto eles. Agora,bom agora, é melhor mudar de assunto.
Na política estamos tão mal quanto los hermanos. É D. Cristina de lá, e D. Dilma de cá. Ambas, duras de engolir. Mas uma coisa é certa. Os argentinos além de saber fazer Papa, sabem fazer cinema. Dão de goleada nos brasileiros.....

O cinema argentino, é na minha opinião, um dos melhores da atualidade. Quando junta então, cinema argentino e o excelente Ricardo Darín, é diversão certa, da melhor qualidade. Alguns filmes imperdíveis do Darín, desses que são para ver de qualquer maneira: O Filho da Noiva, O Segredo dos seus Olhos ( meu favorito ), A dançarina e o Ladrão, Abutres, Um Conto Chinês, O que os homens falam, Elefante Branco, Tese sobre um Homicídio e Relatos Selvagens, que ainda não vi, mas que está sendo muito elogiado. Os demais, vi todos.

Estreou, ontem, nos cinemas, o filme Sétimo. Argentino e com Ricardo Darín. Logo, deveria estar na minha lista dos imperdíveis. Mas não está. Fugiu à regra, Darín + Argentina = sucesso.

Sétimo não é, nem de longe, um filme ruim. Mas não nos arrebata, não nos emociona, não nos diverte, não nos faz pensar como os demais.

O Sr. Sebastián todos os dias repete a mesma brincadeira com os filhos. Apostam quem chega primeiro à portaria do prédio, saindo do sétimo andar, onde moram. O pai de elevador e as crianças, de escada. Um belo dia, o Sr. Sebastián, simplesmente, perde os filhos. Como que por encanto, desaparecem.
Essa é a história de Sétimo, com Darín fazendo o desesperado pai, a procura de seus filhos.

Quem tiver tempo, pode dar uma passada no cinema para ver o Ricardo Darín. Só. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SAMUEL KLEIN - Um caso de sucesso

" Acredito no ser humano. Do contrário, não abriria as portas das minhas lojas todos os dias.O que ajuda a me manter vivo é a confiança que tenho no próximo."

Esse é um dos pensamentos que norteou a vida e o sucesso de Samuel Klein, o fundador das Casas Bahia, que morreu ontem, 20/11/14, em S. Paulo, aos 91 anos.

Samuel nasceu na Polônia, em 1923, em uma família judaica, com mais 5 irmãos. Aos 19 anos foi levado com seu pai para o campo de concentração Majdanek e sua mãe e irmãos mais jovens, para Treblinka, um campo de extermínio. Após dois anos de trabalhos forçados, foi transferido junto com outros prisioneiros para Auschwitz, em 1944. É quando, então, Samuel consegue fugir e após caminhar muitos quilômetros, se junta a um grupo de cristãos, também fugitivos.Consegue sobreviver a guerra, viajando daqui para ali. Na Alemanha, conhece sua futura esposa, com quem tem um filho. Fugindo da Europa, após passar por diversos países, chega ao Porto de Santos,em 1952, sem lenço, sem documento e sem dinheiro.
Klein se estabelece na cidade de São Caetano do Sul, na grande S.Paulo e lá inicia um modelo de negócio que seria o embrião das Casas Bahia.

Samuel começou vendendo cobertores.Talvez influenciado pelo frio eterno da Europa, mas deu certo, mesmo num país tropical como o Brasil. Ele comprava a mercadoria e vendia o mais longe que pudesse. Batia de porta em porta, oferecendo seus produtos (cama e mesa ), que os " fregueses " podiam pagar, como quisessem, em prestações. Quando voltava, no mês seguinte, para cobrar a mercadoria já vendida, oferecia, novos produtos. Esses eram aceitos, e uma nova conta era firmada. Sem papel, bastava a palavra de comprador e vendedor.
Após 5 anos, viajando muito, Samuel Klein conseguiu dinheiro para fundar sua primeira loja. A primeira Casas Bahia, cujo nome é homenagem a tantos fregueses baianos para quem ele tanto vendeu.

Esse modelo de negócio é o mesmo adotado hoje, nas 560 lojas da rede. Ou seja, quem compra na Casas Bahia, não precisa comprovar renda. Escolhe o produto, faz o carnê e pronto. A única exigência é que o pagamento das parcelas seja efetuado, exclusivamente, em uma das lojas da rede.
A razão é a mesma de quando Samuel começou. Quando o freguês volta à loja para realizar o pagamento, dá uma olhada em torno e observa outros produtos frutos do desejo. Assim, ou faz novo carnê, ou quando termina um, começa outro.
O giro de clientes é intenso e a inadimplência, acredite, perto de zero.

Samuel Klein foi provavelmente, o primeiro brasileiro, sim ele se naturalizou, a promover a inclusão social no país. Possibilitou que as camadas menos privilegiadas da população tivessem acesso a bens de consumo, até então, só possível para as classes mais abastadas. 

Esse brasileiro, seu modelo de negócios e sua Casas Bahia, com o slogan 'Dedicação total a você" foi tema de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.