quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CN TOWER - TORONTO, CANADÁ

Foto:Aline Cassia
No final dos anos 60, o que se viu em Toronto, foi o crescimento rápido e vertical de uma cidade em expansão. Arranha-céus tomaram conta da cidade , porém comprometeram os sistemas de comunicação local, na época, radiodifusão. A solução encontrada pela então Canadian National Railway, a companhia ferroviária, foi construir uma torre. Uma torre tão alta que pudesse resolver todos os problemas de comunicação da cidade e ao mesmo tempo, mostrasse para o mundo, a força da indústria canadense e principalmente da CN.
                   

Assim, no início de 1973, deu-se início a construção do prédio que seria considerado durante 32 anos, a estrutura mais alta do mundo.A tecnologia revolucionária adotada na construção, permitiu que a torre subisse 6 metros por dia.Dessa forma, 26 meses foram suficientes para a conclusão da obra, em abril de 1975.











                        Em 1995, a companhia ferroviária foi privatizada e a Torre passou a ser de propriedade do Governo Canadense.Como o local já era considerado o principal cartão postal de Toronto, bastante lucrativo e conhecido por CN Tower, o governo manteve o nome, porém agora CN significa Canada´s National Tower.

A CN Tower é atualmente a segunda maior torre do mundo, considerada uma das 7 Maravilhas da era moderna, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis e é visitada  por cerca de 2 milhões de pessoa, por ano.A torre tem 553m de altura, o equivalente a um prédio de 170 andares e pode ser vista ao longe, por toda Toronto.
Hoje é usada como torre de comunicação para diversas mídias. Transmissão de vários canais de televisão, de rádio, celular e operadoras de comunicação. Porém o maior atrativo fica por conta dos quatro níveis para observação e o restaurante (a parte mais gostosa.Sem trocadilho).
Fotos:Rodrigo Porto



                                                                               O principal observatório externo fica a 342 m do   solo, de onde se pode ter uma vista incrível da cidade. Ainda nesse andar, existe um Piso de Vidro, no qual primeiro dá medo de pisar , vai  que quebra e o tibum será bem alto.                       

 Superado o medo, deite no chão, enterre a cara no vidro e lá de cima, você verá, lá embaixo, o campo do estádio de esportes Roger Centre, que fica ao lado da Torre.O máximo !

Toda beleza tem um preço e não é diferente na Torre. Para subir até o Observatório externo e andar no Chão de vidro, você paga, atualmente, $ 28,00 (adultos), fora as taxas.
Então a dica é a seguinte: se você reservar um horário para almoço ou jantar no Restaurante giratório, você não paga para subir, somente a refeição.Super vale a pena.
O restaurante é uma atração a parte. Bonito, gira 360 graus, em 72 minutos, proporcionando uma vista panorâmica de tirar o fôlego. A comida é deliciosa e o por do sol, é de tirar o 
chapéu.Entre no site do restaurante para ver os preços(http://www.cntower.ca/en-ca/360-restaurant/reservations-and-menus.html).                   

  Delícias !!!! Mas precisa                                                             reservar com antecedência.



A CN Tower está localizada na 301 Front St W, Toronto, ao lado do Aquarium Canada e do Roger Centre. Programa imperdível. Fica a dica.
Foto: Aline Cassia


Nenhum comentário:

Postar um comentário