quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Food Market

Os chamados Food Market são sempre pontos turísticos,que atraem muitos visitantes, nas cidades que possuem esse tipo de mercado. Em geral são charmosos, coloridos, graças a variedade de frutas e sucos, queijos, e um sem número de delícias, que atraem e aguçam os nossos sentidos.
Os olhos não param, procuram as diversas iguarias por todos os cantos. O olfato é desafiado a identificar tantos cheiros. Nosso paladar é tentado a apreciar tantos petiscos. E o tato, claro, como resistir e não tocar em tantas belezas. A audição é deliciosamente confundida, pelo burburinho que sempre existe nesses lugares.
Assim em Nova York, o Food Market na Columbus Circle 10 é um desses lugares. Sempre cheio, principalmente, na hora do almoço. Se não der para conseguir uma mesa por lá, o jeito é comprar alguma coisa e comer em algum cantinho do Central Park. Sempre agradável.
La Boqueria - Barcelona



Em Barcelona, quem passeia pela Las Ramblas, a rua mais famosa da cidade, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho, quase que tropeça no mercado Sant Josep de la Boqueria. Inaugurado em 1840, no dia de S.José, é um food market bem variado e imperdível.Sempre lotado, é super colorido.
La Boqueria


La Boqueria
San Miguel - Madri
                                                                                                                                                                                                       Ainda lá pela Espanha, não dá para perder o mercado San Miguel. Lindíssimo. Foi inaugurado em 1916, porém recentemente foi reinaugurado, após dois anos de reforma, com a proposta de ser ponto de encontro de noites animadas, para quem mora ou visita Madri. São diversas barracas de frutas, verduras, peixes, vinhos, queijos, doces e o famoso jámon, entre outras delícias.




San Miguel






  
San Miguel
                                                                                                             
Entre tapas e vinhos, o San Miguel embala a todos que o visitam. Fica pertinho da Plaza Mayor.Tem que ir.  

Mercado do Bolhão
A adorável cidade do Porto, em Portugal, também tem seu Food Market. É verdade que não é charmoso, nem tão agradável assim, mas tem tradição.  O Mercado do Bolhão, prédio em estilo neoclássico, é emblemático na cidade e data de 1914.Recebeu esse nome, Bolhão, pois foi construído onde, no século 19, existia um lamaçal, e uma enorme bolha d`água. O prédio está super caído, mas vale dar uma olhada. Fica perto da R. Santa Catarina,a famosa rua das compras. Só um detalhe. O povo de lá não gosta que se tire fotos das barracas.

Mercado do Bolhão

St. Lawrence - Foto: Aline Cassia
St. Lawrence
St. Lawrence
Os meus dois Food Market favoritos estão em Toronto.Um deles é o St. Lawrence Market, um dos dois maiores mercados de Toronto. O St. Lawrence foi considerado o melhor mercado de alimentos do mundo, pelo National Geographic, em abril de 2012. São mais de 50 barracas espalhadas em dois níveis, com frutas, legumes, queijos, azeitonas, artesanatos,antiguidades, vinhos, e muito mais. O prédio que já foi a Prefeitura da cidade, data do século 19. Ao longo dos anos, foi sendo reformado, até chegar a estrutura que se tem hoje. Impossível entrar e não comprar nada.É passeio obrigatório para quem visita Toronto, ou mora lá, e quer passar um dia delicioso.Fica na Front St E,92.
St.Lawrence

                                                              

O outro Food Market bem legal em      Toronto  é o Kesington. A curiosidade desse lugar, fica por conta  da localização. Ao lado de Chinatown, o Kesington Market, na verdade, é quase um bairro. As lojas ficam espalhadas por algumas ruas secundárias, situadas entre as famosas Spadina, Dundas, College e Bathurst.Tem de tudo. Verduras, legumes, tatuagens, cafés, tatuagens, restaurantes, pubs, e muito mais.É diversão para todos os gostos. Recentemente, foi inaugurado um restaurante de uma brasileira casada com um chileno. Imagina comer coxinha, em Toronto!
Kesington Market
 



Passear pelas ruas do Kesington Market, é sem dúvida, uma experiência incrível. Não dá para perder.O lugar tem um ar retrô, que contrasta com o resto da cidade, tão moderna.
Não tenho certeza, mas apostaria que Toronto começou lá por aquelas bandas, com seus primeiros habitantes.







Quem conhece Londres, lembra daquela área, próxima ao porto, local onde tudo começou na cidade. Pois é, Toronto não tem o porto, mas os ares são os mesmos. Muito legal.






Fácil chegar: street car pela Spadina ou metrô. Quando achar que chegou na China, pronto. Chegou no Kesington.        
                                                          Kesington Market                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário