Hoje é Dia Internacional da Água e por conta disso, hoje cedo, o Bom Dia Brasil exibiu uma reportagem sobre uma família no interior de Pernambuco, cuja a matriarca se chama D. Delmindi. Essa senhora gasta por dia, para higiene, cozinhar e lavar 22 l de água barrenta. Essa quantidade de água é a metade do que gasta uma pessoa para tomar um banho de 5 minutos.
O sonho de consumo de D. Delmindi é tomar um banho bem tomado,com xampu e sabonete.
D. Delmindi é uma guerreira, uma sobrevivente do Brasil que a gente só conhece pela TV.Ela só conhece a seca, a dor e o desespero.Toda dia ela e a família são castigados por essa praga nordestina, que insiste em maltratar tanto esse povo pacato e conformado. Parece que acreditam " Deus quis assim". D.Delmindi controla a água que a família pode gastar por dia.Quando ela morrer essa será a herança que vai passar para os filhos, depois para os netos...controlar a água do dia. Mas a seu modo, acostumou.Fazer o que, deve pensar?
Quando acabou a reportagem, por ironia, fui tomar banho. Fiquei pensando nas frescuras nossas de cada dia.Sabonete dermatológico para o rosto, de outro tipo para o corpo.Xampu de trelelê para o cabelo, depois máscara de não sei o que para pentear. E a água correndo.Correndo enquanto lavamos a louça, quando lavamos o carro várias vezes por mês, com mais água e sabão jamais vistos por D.Delmindi. Correndo quando as calçadas são " varridas" com mangueira de água.
Apesar de conhecer essa realidade brasileira a vida toda, difícil não ficar indignada, triste e emocionada.
Experiência de outros países mostra ser possível transformar deserto em oásis.Mas aqui não.Tudo é difícil, tudo é impossível.A transposição do S.Francisco não acontece em nome dos ambientalistas, mas tem que acontecer, em nome de Deus.
A programação da TV aberta ou paga é essencial para mostrar e demonstrar a realidade brasileira, deste PAÍS de dimensões continentais com realidades diferenciadas e/ou antagônicas.
ResponderExcluirNo caso em pauta, mostrar e demonstrar a realidade dos brasileiros desprovidos de todos os artigos de primeira necessidade é esfregar na cara dos governantes o real panorama da pobreza em nosso PAÍS, é apagar a imagem "eleitoreira" que pretende afirmar e reafirmar veementemente que o "governo pôs fim a miséria".
Emocionada diante da apresentação do "sonho da senhorinha", destaco que me sinto envergonhada diante do descaso dos GOVERNOS BRASILEIROS ao longo dos anos, ou melhor, décadas.
Só nos resta esperar ... junto com a senhorinha que, um dia, algum governante passe a governar para o povo e realize os sonhos de sofridos brasileiros.
Obrigada pelo comentário.Concordo totalmente.
ResponderExcluir