sexta-feira, 14 de junho de 2013

PROTESTO À BRASILEIRA

O Brasil foi palco, nos últimos dias, de manifestações populares contra o aumento das passagens de ônibus. Desses protestos participam estudantes, profissionais de várias áreas e baderneiros profissionais. 
A polícia brasileira é,historicamente, despreparada para situações de conflito.Todos os dias temos notícias de excessos  e pior, policia confundindo cidadão honesto com bandido.
Porém ontem, no Rio, a polícia carioca deu um bom exemplo de como deve proceder aqueles que são pagos para proteger a população.
Durante todo o protesto,no centro da cidade, a polícia permitiu a todos os manifestantes que se expressassem livremente, protegendo a caminhada pacífica,até a Cinelândia, bem como protegendo os cidadãos que saiam do trabalho, no seu direito de ir e vir.Tudo ia bem, até que uma minoria, obviamente formada pelos baderneiros de plantão,iniciaram a marcha da violência.E aí, a polícia mostrou o lado que não gostamos de ver, porém àquela altura, necessário.
Já em S.Paulo o que vimos foi o lado feio da polícia, desde o início da manifestação. Não permitiram a evolução até a Av. Paulista, impedindo, reprimindo e usando de truculência, a forma mais fácil de resolver um problema.Para eles.
Toda forma de violência e vandalismo é inaceitável e deve ser repudiada, mas a polícia paulista abusou do poder que lhe é conferido, colocando em risco a integridade física não só daqueles que queriam protestar, mas sobretudo, daqueles que só queriam passar pela rua. Lamentavelmente, a polícia da cidade mais importante do Brasil, mostrou que ainda tem o ranço da ditadura e não entende que toda reivindicação é justa,legítima e garantida pela constituição brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário