O jornal americano Financial Times publicou matéria, essa semana, comparando a Presidenta Dilma aos irmãos Marx. Para quem não lembra, um grupo americano de comediantes do início do século passado, que ganhou notoriedade devido as trapalhadas que encenavam.
Sob o título " A Olímpica tristeza da Copa no Brasil " o jornal expõe, de forma incontestável, algumas das ações equivocadas de nossa Presidenta, ações essas, fartamente divulgadas pela mídia brasileira.
Em outra situação, eu que tenho sangue verde-amarelo e apesar dos pesares, orgulho de ser brasileira, sairia em defesa de nossa governante. Mas é impossível tapar o sol com a peneira.
O Jornal fala da crise na Petrobrás, gerada pela compra da refinaria de Pasadena. Nesse caso, ou a Presidenta não leu o que assinou, ou não entendeu o que leu. No primeiro caso foi desleixada, no segundo incompetente. Seja uma ou outra situação, não dá para sentir segurança em alguém com esse perfil, para comandar o Brasil.
O outro fato citado é a crise energética. Novamente a Presidenta mostrou talento para confundir as coisas. Em um primeiro momento, a Presidenta veio a público para informar a redução no preço da energia. Pouca chuva depois, estamos correndo o risco de ter racionamento de energia elétrica, combinado com aumento do preço das contas de luz. De novo fica a dúvida, ou acredita em tudo que seu staff diz, sem questionar, ou desconhece uma pergunta muito usada pelos gestores, em empresas privadas. E o plano B?
Finalmente, o Financial Times faz alusão a Copa do Mundo e todas as manifestações de brasileiros, exigindo padrão Fifa para os serviços básicos a que todos tem direito.
O brasileiro gosta de futebol, a questão é que está cansado de tanto descaso.
A Olimpíada está chegando, mas estamos longe do céu de brigadeiro. Vai ser o mesmo sufoco. Obras inacabadas, serviços mais ou menos e de novo, o povo na rua.
Uma coisa que todos esquecem é que a Presidenta Dilma, sozinha, não tem talento para fazer tanto estrago, em tão pouco tempo.
Nosso desprazer começou faz tempo. Quando o país foi escolhido para sediar a Copa, o presidente era o Sr. Lula. Quando a refinaria foi comprada, o presidente era o Sr. Lula. Um plano B para o setor elétrico, caso S. Pedro não ajudasse, deveria ter sido pensado no governo do Sr. Lula.
Não dá para colocar tudo na conta da Dilma. Ela com certeza deveria ir para casa cuidar do neto.Mas não só ela.
Tenho dúvida se as urnas farão justiça aos fatos, mas....como diria o Financial Times, God bless us.
Nenhum comentário:
Postar um comentário