terça-feira, 16 de julho de 2013

Cuidados com a programação das férias

Viajar é sempre muito legal.Conhecer novos lugares, novas pessoas, hábitos e cultura diferentes dos nossos.É preciso algum dinheiro e muita disposição para andar a pé, na maioria das cidades.Só assim é possível conhecer alguma coisa.
Muitas pessoas preferem viajar em grupo, desses que você não conhece ninguém, só quem está te acompanhando. Tem algumas vantagens, claro.Oportunidade de fazer novas amizades e na maioria das vezes, não se preocupar com nada.
Mas por outro lado,tem um guia que diz o que você vai fazer o tempo todo, desde o horário do café, até a hora da janta.Se você não tiver com fome nos horários dele, azar o seu. Além disso, esse cara escolhe o que você vai conhecer, quanto tempo vai ficar em cada lugar e até o momento " tarde livre", o que por si só, já denota que todo o resto do tempo você esteve preso.Um contrassenso, se você está de férias, querendo relaxar e se livrar dos compromissos.Porém admito, tem vantagem.Você tem com quem reclamar, se algo der errado.Mas e daí? Já deu errado, já era. 

Eu prefiro começar a viagem um tempo antes do avião decolar.Dá um trabalho danado, mas é bastante prazeroso.Primeiro escolher pra onde ir, qual país? depois quanto tempo ficar fora? e aí então, escolher as cidades.Depois mergulhar em cada cidade, identificando o que não pode deixar de ser visitado, principalmente quando se visita a cidade pela primeira vez.Nesse ponto, é importante consultar sites de viagens de turistas profissionais e outros, para conhecer a avaliação de cada lugar, cada restaurante.

Escolhidos os pontos a serem visitados, acenda o alerta. É muito comum, quando do planejamento da viagem, esquecermos de verificar os horários de funcionamento dos lugares.Assim, você planeja visitar um museu na segunda feira, justamente o dia que não abre.
Depois de definir o período de sua viagem, e os lugares que deseja visitar, verifique, no site de cada local, três coisas: os horários de funcionamento, quanto custa a entrada, para não ter surpresas e endereço(você está por sua conta, não esqueça). 
Agregue valor a sua pesquisa e estude um pouco de cada lugar.No Google tem tudo.Quando você estiver lá, no local que você escolheu, já estará íntimo de tudo que cerca o lugar e poderá aproveitar bem mais a visita.

Alguns pontos turísticos são tão badalados que conseguir comprar um ingresso, leva horas na fila.Compre com antecedência pela internet.Poupa tempo, que ninguém quer desperdiçar, quando se está passeando.

No final, faça uma estimativa das despesas: passagem aérea, hospedagem,restaurantes, ingressos, táxi, metrô,bobagenzinhas... Se o dinheiro não der, não desanime.Corte alguma coisa, ou espere um pouco mais, enquanto faz uma poupança. Mas não deixe de viajar. Faz bem pra alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário