sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DUBROVNIK



 Se você gosta de história medieval, cidades históricas, arquitetura fantástica, museus, monumentos e igrejas, além de incríveis restaurantes e cafés, você já tem o destino perfeito para sua próxima viagem. Você deve ir para Dubrovnik, na Croácia.













Um dos lugares mais populares do Mar Adriático,Dubrovnik é linda, harmoniosa e elegante. O clima é bastante agradável e o sol brilha por mais de 250 dias por ano.
Foto: Carlos e Maira Rodrigues






 Dubrovnik fica localizada no sul da Croácia, entre o mar e a montanha. Patrimônio cultural da Unesco, tem um pouco mais de 40 mil habitantes.











 A cidade antiga, resultado da fusão de dois povoados, foi fundada no século VI, no ano de 614. Como a cidade sempre foi próspera, atraiu invasores do ocidente e do oriente.Então, no século XII, como forma de defesa, seus cidadãos construíram, grandes muralhas que cercam todo o povoado, além de várias torres. As muralhas tem 1940 metros de extensão, e em alguns pontos, 6 metros de largura e 25 metros de altura.

                                                        









Essa arquitetura medieval, confere a cidade um ar de set de filmagem. Parece que não é real, que foi montada para a realização de um filme e que a qualquer instante vamos nos deparar com atores famosos. Mas é de verdade. Pessoas moram lá, fazem feira, pescam.

Foto: Liliana Sanmartin
Foto: Liliana Sanmartin
Foto: Carlos e Maira Rodrigues








           Conhecer Dubrovnik é conhecer um pouco de história, ficar maravilhado e divertir-se.
Fica a dica













Na Stradun-Placa, a rua mais famosa, preferida dos turistas, onde se encontram cafés, lojas, o monumento de São Brás - protetor da cidade, é também o local de performance de atores que, com roupas  e espadas medievais encantam a todos. 



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A REDENÇÃO DE NOSSAS BEBIDAS

Vira e mexe, os cientistas condenam ou absolvem alguma bebida ou algum alimento.Em um momento são vilões em outros, são mocinhos. Já foi assim com o ovo,lembra?
Pois bem, o café que tantas vezes já foi prejudicial e tantas vezes benéfico, agora volta a cena como um ótimo aliado de nossa memória.
Um estudo americano realizado por cientistas da Universidade John Hopkins, publicado na revista especializada Nature Neuroscience, sugere que o café, além de estimulante pode melhorar a memória. 
O estudo foi realizado em 160 pessoas, durante 24 horas. Por que 24 horas? Porque a maior parte do que aprendemos é esquecida nas primeiras 24 horas.
No estudo metade dos voluntários tomou uma pílula de cafeína, equivalente a uma xícara grande de café e a outra metade, de placebo. Após 24 horas, a turma que tomou cafeína foi capaz de identificar, entre imagens vistas no dia anterior, misturadas a outras novas e outras sutilmente diferentes, aquelas que guardavam semelhanças com aquelas vistas no dia anterior. Ou seja, ser capaz de diferenciar itens semelhantes, mas não idênticos, indica um nível profundo de retenção de memória, dizem os cientistas, o que em última análise, facilita o aprendizado. Mas não se engane, a capacidade de retenção na memória não é diretamente proporcional a quantidade de café. Isso quer dizer que não adianta tomar litros de café por dia que não vai ganhar o prêmio Nobel. Talvez tenha uma úlcera e fique sem dormir. Só.

A outra novidade vem da laranja. Quem não gosta de um suco de laranja geladinho, principalmente no calorão do Rio?. Mas quem não toma o suco com culpa, achando que é muito calórico? As respostas são todos e todos.

Então, vamos salvar nossas laranjas, pois a Unesp,Universidade Estadual Paulista, realizou um estudo com 40 voluntários, durante 3 semanas.E qual a surpresa? Mesmo aqueles que tomaram o suco regularmente não engordaram, e mais, quando o suco é digerido, estimula a produção da leptina no organismo, hormônio que age no hipotálamo, provocando a sensação de saciedade.Ou seja, pode até ajudar a emagrecer. Se tomado entre as refeições, sem açúcar, no lugar do lanche, no momento da refeição, vamos ter menos fome e ingerir uma quantidade menor de alimento.
Um copo de 250 ml de suco tem apenas 120 calorias e o pico de glicose no sangue é menor do que quando tomamos a mesma quantidade de refrigerante.
Detalhe : o estudo se aplica também aos sucos industrializados ! Não é o máximo?
Fica a dica.


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO ( 12 Years a Slave ) e o BAFTA

Em 18/10/2013, postei que o filme Gravidade era um dos melhores lançamentos de 2013 e que Sandra Bullock estava incrível. Parece que essa opinião não é só minha. Gravidade ao lado de 12 Anos de Escravidão foram indicados ao BAFTA, o Oscar inglês, em mais de 10 categorias, entre elas melhor filme e melhor atriz/ator.

12 Anos de Escravidão só chega por aqui em fevereiro, mas posso adiantar que é imperdível !. Aliás, nos últimos dois anos, vários filmes sobre segregação racial e escravidão, deram um banho de talento. Só para citar três: Histórias Cruzadas, Django Livre e Mandela, o mais recente. Quem não viu, corre e vê.

12 Anos conta a história de Solomon, um negro, livre,com família, músico, de Nova York, que é vendido como escravo. Solomon amarga 12 anos de tortura física e psicológica, trabalhando como cortador de cana e apanhador de algodão. As torturas a que são submetidos os escravos são mostradas no filme sem piedade, tanto para os escravos quanto para o espectador.
A direção de Steve MacQueen(II) é incrível e atuação de Chiwetel Ejiofor o torna um forte concorrente a melhor ator, fazendo frente a Tom Hanks como Capitão Phillips,aliás, ótimo.

Outra dica que dei aqui foi o Mordomo da Casa Branca. No post, chamei a atenção para o desempenho de Oprah Winfrey. Pois bem, ela é indicada a melhor atriz coadjuvante.

Tem muita coisa boa acontecendo. Corre para o cinema.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Estou lendo um livro delicioso que, quem gosta de história do mundo, não pode deixar de ler. Não aquela história chata que aprendemos na escola, mas as curiosidades que não aprendemos nos bancos escolares.
Ainda não terminei de ler, mas posso compartilhar que é imperdível.
O autor, o jornalista Leandro Narloch, que já foi repórter da Veja e editor da Superinteressante, escreve de uma forma divertida, tirando sarro dos principais períodos e personagens da história, que contribuíram para que o mundo fosse o que conhecemos hoje. Traça paralelos no tempo, e de forma criativa, nos mostra que Lavoisier estava certíssimo quando disse que " Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma " . Para exemplificar a que me refiro, o conceito de shopping center, existe desde a Roma antiga.

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo é leitura obrigatória para quem gosta de se divertir e aprender.
Fica a dica.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O Mordomo da Casa Branca ( The Butler )


O Mordomo da Casa Branca é um filme que fala sobre segregação racial, um tema recorrente sobre o qual já assistimos dezenas de produções cinematográficas, com enfoques diferentes, as vezes os mesmos, algumas melosas, outras clichês..., mas o fato é que falar sobre racismo, quase sempre dá uma boa história.
Se o diretor for bom e reunir um elenco de craques, aí o sucesso é certo.

Acho que por aqui, O Mordomo não fez o sucesso que merecia, mas eu recomendo que, quem não viu, deve ver.

O diretor é o americano (não podia deixar de ser) Lee Daniels, que dirigiu Obsessão, Preciosa, A última ceia, entre outros. Na minha opinião, O Mordomo é o melhor trabalho de Daniels. Ele conseguiu fazer um recorte na história americana, no seu lado mais vergonhoso, e acertar a mão para contar a vida de um negro vivido por Forest Whitaker.

A história começa no início do século passado,num campo de algodão, quando o garoto Cecil Gaines vê sua mãe ser estuprada e seu pai morto pelo filho da dona da fazenda (vivida por Vanessa Redgrave), onde trabalhavam. A dona então, leva o moleque para ser um " preto de casa ", onde ele aprende a servir à mesa. Anos mais tarde, ele foge do único mundo que conhecia até então. Consegue um emprego em uma casa de rico, onde ele aprende a " ser invisível ", a se antecipar aos " desejos dos brancos ", ser " duas caras ".
Com essa atitude Gaines chega à Casa Branca, como o mordomo que vai servir a vários presidentes dos Estados Unidos.
Gaines aprendeu a ser um negro num mundo de brancos e é agradecido por isso, mas seu filho mais velho, não. Luta pela igualdade racial, pondo em risco a vida.

Gaines vive o conflito de servir ao presidente e ter seu filho lutando contra as instituições.
Por outro lado, precisa administrar sua vida em família com uma mulher que reclama sua ausência constante, chora e teme pela vida do filho e se envolve com o álcool.

O filme reúne um grande elenco de atores de expressão, mas Forest Whitaker como Gaines e Oprah Winfrey, como Gloria, sua esposa, estão imperdíveis.
Acho que tem cheirinho de Oscar.