quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A REDENÇÃO DE NOSSAS BEBIDAS

Vira e mexe, os cientistas condenam ou absolvem alguma bebida ou algum alimento.Em um momento são vilões em outros, são mocinhos. Já foi assim com o ovo,lembra?
Pois bem, o café que tantas vezes já foi prejudicial e tantas vezes benéfico, agora volta a cena como um ótimo aliado de nossa memória.
Um estudo americano realizado por cientistas da Universidade John Hopkins, publicado na revista especializada Nature Neuroscience, sugere que o café, além de estimulante pode melhorar a memória. 
O estudo foi realizado em 160 pessoas, durante 24 horas. Por que 24 horas? Porque a maior parte do que aprendemos é esquecida nas primeiras 24 horas.
No estudo metade dos voluntários tomou uma pílula de cafeína, equivalente a uma xícara grande de café e a outra metade, de placebo. Após 24 horas, a turma que tomou cafeína foi capaz de identificar, entre imagens vistas no dia anterior, misturadas a outras novas e outras sutilmente diferentes, aquelas que guardavam semelhanças com aquelas vistas no dia anterior. Ou seja, ser capaz de diferenciar itens semelhantes, mas não idênticos, indica um nível profundo de retenção de memória, dizem os cientistas, o que em última análise, facilita o aprendizado. Mas não se engane, a capacidade de retenção na memória não é diretamente proporcional a quantidade de café. Isso quer dizer que não adianta tomar litros de café por dia que não vai ganhar o prêmio Nobel. Talvez tenha uma úlcera e fique sem dormir. Só.

A outra novidade vem da laranja. Quem não gosta de um suco de laranja geladinho, principalmente no calorão do Rio?. Mas quem não toma o suco com culpa, achando que é muito calórico? As respostas são todos e todos.

Então, vamos salvar nossas laranjas, pois a Unesp,Universidade Estadual Paulista, realizou um estudo com 40 voluntários, durante 3 semanas.E qual a surpresa? Mesmo aqueles que tomaram o suco regularmente não engordaram, e mais, quando o suco é digerido, estimula a produção da leptina no organismo, hormônio que age no hipotálamo, provocando a sensação de saciedade.Ou seja, pode até ajudar a emagrecer. Se tomado entre as refeições, sem açúcar, no lugar do lanche, no momento da refeição, vamos ter menos fome e ingerir uma quantidade menor de alimento.
Um copo de 250 ml de suco tem apenas 120 calorias e o pico de glicose no sangue é menor do que quando tomamos a mesma quantidade de refrigerante.
Detalhe : o estudo se aplica também aos sucos industrializados ! Não é o máximo?
Fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário