terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O BRASIL , A COPA do MUNDO e a ADIDAS

Maracanã - Foto: Aurora Santos
É verdade que o brasileiro é apaixonado por futebol, talvez um dos mais apaixonados do mundo.É verdade que a realização da Copa do Mundo em terras verde e amarela poderia ser um golaço para a nação. Primeiro pela paixão. Viver, respirar e estar tão perto do maior espetáculo esportivo da terra. Para muitos, ainda maior em emoção que as Olimpíadas.
Depois, ter o país todo arrumadinho para receber os visitantes.


Foto: Carmelita Chagas
Mais ou menos como pintar a casa, trocar os móveis e colocar a melhor roupa para esperar as visitas. Um legado fantástico.
Na economia só ganho.Gerar empregos, movimentar o comércio, a rede hoteleira e tudo o mais que envolve um evento como este.
E por fim, talvez o gol de placa. Projetar o país para o mundo como um lugar bonito, receptivo, moderno, arrumado, onde tudo funciona e um ótimo lugar para ser visitado.Deixar de ser o país das bananas, do carnaval, das doenças tropicais ( como citam com frequência, em filmes) e do turismo sexual. 
Foto : Carmelita Chagas
Deu tudo errado. Pelo menos até agora.

Sete anos após o Brasil ser escolhido para sediar a Copa, os brasileiros descobriram, e foram para as ruas protestar. Agora? Por que não lá atrás?
É fato que estamos atravessando um momento muito ruim.Aliás não sei se estamos atravessando, ou já estamos mergulhados no caos faz tempo.
A Educação é uma das piores do mundo, a Saúde é um doente terminal, a InSegurança paira sobre nossas cabeças. O nosso modelo econômico é totalmente equivocado, e não precisa ser economista para perceber. Basta olhar os nossos números. Mas agora ? Inês é morta.

A FIFA já mostrou sinais de arrependimento várias vezes. Pelos estádios inacabados, pelos protestos de rua, pelos aeroportos que mais parecem rodoviárias, e por aí vai. Mas nós também estamos arrependidos. Pela nossa incompetência em escolher certo quem comanda o país, por esperar que alguém faça por nós, por reclamar tardiamente.

Como se não bastasse todas as nossas mazelas, a Adidas resolveu lançar camisetas alusivas a Copa no Brasil, expondo o país e  as Brasileiras, vendendo o país como um paraíso do sexo.
Nós brasileiros sabemos quem são as brasileiras. Guerreiras, batalhadoras, estudiosas, profissionais que disputam o mercado de trabalho com os homens de igual para igual.Que se destacam como executivas de grandes empresas públicas e privadas.Essas são as mulheres pelas quais vale um protesto. O Governo brasileiro tem sim que espernear, gritar e repudiar formalmente essa iniciativa da Adidas.
Garotas de programa existem em qualquer lugar do mundo, inclusive na terra da Adidas.

Por enquanto está tudo errado, mas porque não começar a acertar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário