segunda-feira, 17 de novembro de 2014

2014, Um Ano para Esquecer

Confesso que por mais que eu me esforce, não consigo lembrar de coisas relevantes que aconteceram no Brasil e no mundo, em 2014. Só me vem a cabeça, o quanto os povos desse planeta que habitamos são estúpidos e o quanto o Brasil é uma terra de corruptos. Infelizmente.
Penso no mundo e é impossível esquecer que a crise Ucrânia x Rússia começou com um protesto, aparentemente, pacífico, que reivindicava tão somente, uma aproximação com a Europa. Deu no que deu.Um Putin patético e arrogante.A Ucrânia dividida.
A guerra Palestinos x Israelenses é eterna e sinceramente, não vejo luz no fim do túnel.A Síria e outros países com governantes tão imbecis quanto, destruindo-se mutuamente. E aí, no meio dessa confusão, quando tudo parecia que não podia piorar,piorou. Apareceu o Estado Islâmico. Talvez o grupo mais cruel e sangrento, desde Hitler. Então, aqueles povos que lutam, acho que nem sabem mais porquê, perceberam que o inimigo era outro.E por incrível que pareça, alguns inimigos históricos estão se unindo para combater essa nova praga, que tem atraído tantos jovens do mundo, com promessas vazias.

E então, eu me refugio no meu país. Que não tem terroristas, pelo menos até agora.Que não tem catástrofes climáticas, até porque se tivesse, levaríamos mais 500 anos, para nos recompor. Que não tem guerra santa, porque somos todos católicos, espíritas, evangélicos, judeus e graças a Deus.

Mas somos tão corruptos. Acho que é cultural, faz parte das nossas raízes querer se dar bem, não importa como.D. Pedro já armava uns "trampos". Marcava pangarés com o logo da coroa, para vendê-los como puro sangue. Acho que vem daí. Ele começou, e nós nunca mais paramos.

Fico indignada com a falta de educação do dia a dia. Com a arrogância dos homofóbicos, com os trombadinhas vira lata, que aos 8 anos, as vezes menos, já começam no crime.Um cordão aqui, uma carteira ali.

Com a polícia, que salvo honrosas exceções, insistem em aparecer no noticiário, não por pegar bandidos, mas porque são bandidos!

Com os nossos políticos ! Esses são um caso a parte,esses são profissionais. Usam uniforme. Terno e gravata.Possuem um local próprio para se reunir. Pode ser nas câmeras de vereadores, nas assembleias legislativas ou no Congresso Nacional - deputados federais e senadores, depende de quantos votos conseguiram, quem enganaram e o quanto gostariam de subir na hierarquia do poder.
Poder que vai permitir as falcatruas, os mensalões, fatiar as estatais, comprar, vender refinarias de petróleo. Levar propinas, dar propinas, financiar campanhas presidenciais com dinheiro de propina.Um triste e lamentável cenário,que nossos governantes, em um estranho dano cerebral, não sabem de nada.


Esse tem sido o Brasil nosso de cada dia. Um escândalo por dia. É só esperar o noticiário ou abrir o jornal.

O Brasil cantado em verso e prosa, está sendo destruído sem rima, sem dó nem piedade.




Tenho medo que um dia eu me acostume com tudo isso, que eu perca a referência da ética, e ache tudo normal.Tenho medo de um dia dizer, já vi de tudo, não me indigno mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário