domingo, 29 de dezembro de 2013

O TEMPO E O NOVO

Mais um ano que se acaba, mais um tempo que se vai. Com ele, esperamos que nossas mazelas, nossas tristezas, mágoas, doenças, também partam. Desejamos que a falta de esperança em uma vida melhor, se transforme, por milagre, na realização de todos os sonhos. Que aquele amor que partiu e partiu nosso coração, volte e peça perdão. Ou que aquele amor que esperamos há tanto tempo, bata a nossa porta.

Sabemos que é só um ano que acaba e que amanhã será outro ano, só o início do resto das nossas vidas e que se não fizermos nada diferente, tudo será igual. Mas acreditamos. Depositamos no Ano Novo todas as fichas, todas as esperanças de uma vida melhor. Que assim seja.

Acho oportuno, lembrar um poema de um grande poeta brasileiro.

Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.

Vinicius de Moraes

FELIZ ANO NOVO !!!!!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Chá de Folha de Oliveira

Os cariocas são os brasileiros que possuem, no topo da lista do que mais gostam de fazer, duas coisas: ir à praia e praticar exercícios físicos, não necessariamente nessa ordem.
Os exercícios são praticados nas academias, mas não só lá. Na praia, no calçadão (seja lá onde for esse calçadão ), em torno do Maracanã,na Lagoa, no estacionamento de supermercado e por aí vai.
A prática de mexer o  corpo tem muitas motivações. A saúde, a estética, o alívio das tensões, passar o tempo, azarar....
E por conta dessa fissura carioca, está na moda por aqui, tomar chá de folha de oliveira.Segundo fitoterapeutas, o chá não tem nenhum efeito colateral, pelo menos conhecido. Dizem ser quatro vezes melhor que o chá verde.
O chá promete acelerar o metabolismo e consequentemente, reduzir centímetros abdominais e alguns quilos, em pouco tempo.
Eu mesma aderi a bebida e por enquanto, não senti nada de diferente.O sabor é bem parecido com o do mate.
Pelo sim, pelo não....vale tentar.

Receita: coloque um punhado da folha da oliveira em um litro de água, assim que a água começar a levantar fervura.Ferva mais um minuto.Coe e está pronto.
Tome quatro vezes por dia, entre as refeições.


A folha pode ser encontrada em qualquer casa de ervas.Faça um chá por dia, para garantir que seja fresco.
Pode ser bebido frio ou quente. Eu prefiro gelado.

Só para lembrar, milagres não acontecem. Continue a dieta alimentar e os exercícios físicos.No caso de algum transtorno, seja ele qual for, abandone o chá! 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Prisioneiro 46664 - Nelson Mandela

A paixão, a crença, a indignação e a determinação são capazes de mudar o mundo.Mas a que custo?
Poucos conseguem, só os escolhidos. Os especiais.
Aqueles que pensam o coletivo e não o individual. Os que são tão fortes espiritualmente e que, embora presos fisicamente por tantos anos, continuam livres para voar, pensar e sonhar.
Aqueles que abrem mão do bem maior do ser humano que é a liberdade, para não abrir mão de seus ideais.
Aqueles que quando voltam a caminhar pelas ruas livremente, caminham em direção a seu povo. Voltam a ver o sol, a tocar o ser amado e viver a nação.No entanto, sem ódio, sem revanchismo, sem pecado.
Aqueles capazes de mudar um país, expor mundialmente a desgraça e a vergonha da segregação racial.
Aqueles que deixam um exemplo e um legado não só para um país, mas para a humanidade.
Esse é Madiba, esse era Nelson Mandela, o prisioneiro de número 46664.

domingo, 17 de novembro de 2013

PORTO, Portugal

Zona da Ribeira
Catedral da Sé
Zona da Ribeira com o Mosteiro ao fundo
A cidade do Porto, ao norte de Portugal, foi fundada em 1123, e deu o nome ao país. O Porto é uma cidade encantadora, com suas igrejas e monumentos que contam a história de uma época.
As ruas são estreitas, com um sobe e desce que desafia nossas pernas e pulmões, mas é o melhor jeito de conhecer a cidade. O trânsito é caótico e nervoso. Os portugueses adoram uma buzina.
A zona ribeirinha é uma atração a parte. Basta escolher um dos diversos bares e restaurantes, pedir um chopp e admirar o que acontece a volta. Acontece de tudo. 

Vila de Gaia
Rio Douro
Barraquinhas vendendo lembranças do lugar, cantores populares ( um deles só canta música brasileira - um sucesso!), homens sombras, turistas de todo lugar do mundo andando prá lá e prá cá, e o Rio Douro, orgulho dos portugueses.


Estação São Bento
Escolha um dos passeios de barco e se delicie apreciando as famosas pontes e a vista privilegiada da Vila de Gaia.
A Vila de Gaia é visita obrigatória para quem se interessa por vinhos. Atravesse a ponte, ou pegue um táxi e visite uma das caves. Lá você aprende todo o processo de fabricação do vinho do Porto. A entrada costuma ser 10 euros. 
Quem vai ao Porto não pode deixar de conhecer a Torre dos Clérigos, a bela Livraria Lello ( fundada em 1869 !) e a Universidade do Porto. Tudo pertinho.

A Estação Ferroviária São Bento, famosa por seus painéis de azulejos, em atividade desde 1896, é visita obrigatória para quem deseja conhecer um pouco da história de Portugal.
Livraria Lello
Torre dos Clérigos

A cidade do Porto também pode ser interessante para quem quer fazer compras. A rua Santa Catarina é a via mais comercial da cidade e é lá que fica o deslumbrante Café Majestic, frequentado pela elite portuguesa, no início do século passado.Tem que conhecer.
Café Majestic

A cidade do Porto é uma grata surpresa. Fica a dica.









segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Chamado do Cuco

Uma lindíssima , famosa, milionária e problemática modelo cai da varanda de sua cobertura e morre com a cabeça esmagada na neve, em um bairro chic de Londres. A polícia investiga o caso sob todos os ângulos e conclui que a garota se suicidou. O irmão, inconformado, contrata um detetive particular para provar que foi homicídio e encontrar o assassino.
O caso acontece em um contexto de moda, drogas, celebridades, intrigas, inveja e traição.



Essa é a sinopse do O Chamado do Cuco, último livro de J.K.Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, autora da série de mega sucesso Harry Potter.
Essa é a segunda incursão da autora no mundo adulto. A primeira foi com Morte Súbita, livro sobre o qual escrevi aqui no blog, há uns meses atrás.Naquela oportunidade, comentei que Rowling também sabia escrever para adultos, o que se confirmou com sua última obra.Sem dúvida, O Chamado do Cuco é um livro que prende a atenção do leitor do início ao fim. A trama policial é bem escrita, com nuances instigantes e detalhes de quebra cabeça.Quando se começa a ler, é quase impossível querer parar.
J.K.Rowling ainda não é Agatha Christie, a mestre dos romances policiais. Nem seu detetive, Cormoran Strike, é o charmoso Hercule Poirot. No entanto, O Chamado do Cuco é uma deliciosa leitura para quem gosta do gênero.

Uma curiosidade: o editor do livro comprou os direitos sobre a obra, sem saber que Robert Galbraith era na verdade J.K.Rowling. Porém, em junho passado, não sei como, a imprensa descobriu e revelou o segredo de Rowling.

Fica a dica.

sábado, 9 de novembro de 2013

ÓBIDOS, Portugal

Óbidos é uma vila portuguesa, a 89 Km de Lisboa, com um pouco menos de 12 000 habitantes. É visita obrigatória para quem vai a Portugal. 
Óbidos é uma palavra originada do latim e significa cidadela ou cidade fortificada. E assim é. A vila fundada em 1195, é cercada por grandes muralhas desde 1527, como forma de impedir os diversos ataques dos inimigos do Rei de Portugal.











                                CASTELO DE ÓBIDOS




É uma cidade charmosa e aconchegante, com suas ruas estreitas, floridas e com um discreto e sinuoso sobe e desce. 




Repleta de simpáticas lojinhas que vendem de tudo, para que o visitante não se esqueça da Vila. Quem vai a Óbidos não pode deixar de beber Ginjinha, uma espécie de licor, no copinho de chocolate.
Hotéis e restaurantes completam o cenário.





ruas de Óbidos e seus restaurantes




Livraria

Igreja que virou livraria





Óbidos fica no caminho entre Lisboa e o Porto.Assim, é uma boa ideia alugar um carro em Lisboa, visitar a Vila, continuar caminho até Coimbra, até chegar ao Porto. Fica a dica.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BIOGRAFIAS

Atualmente, um dos assuntos mais polêmicos, aqui no Brasil, versa sobre biografias não autorizadas. Confesso que fiquei um tempo confusa, com minha opinião dividida entre aqueles que defendem e os que são contra.
Refletia sobre os que morreram, os que foram torturados, os que desapareceram e todos aqueles que lutaram, durante o período da ditadura, pela democracia, liberdade de expressão, contra a censura.
Ao mesmo tempo, pensava, que todos tem o direito a privacidade. Eu não gostaria que minha vida fosse devassada e meu lado, digamos, menos nobre, tivesse publicidade. 
Meu conflito acabou quando caiu a ficha. Eu não sou uma pessoa "biografável"! Não posso me colocar no lugar de uma celebridade, um famoso,porque eu não sou. Por isso minha lógica estava errada. Eu não sou uma pessoa pública, portanto, qualquer divulgação sobre a minha vida é invasão de privacidade. Mas sobre a vida de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Caetano, Chico Buarque e tantos outros, não !
Alguém disse : "A vida de uma pessoa pública, pertence a todos nós". E assim é.
Todos aqueles que de uma forma ou de outra fizeram história e / ou contribuíram positivamente ou não para a história de seu país, podem sim ser biografados.
O que ocorre é que os ídolos querem ser idolatrados, para sempre.Não admitem que o lado menos cor de rosa de suas vidas seja revelado.Isso os tornariam humanos e não é assim que querem ser lembrados, na posteridade.
É claro que as biografias revelam os fatos que não foram vistos sob os holofotes.
Não fosse a biografia não autorizada de uma das mulheres mais influentes no mundo, Ophra Winfrey, não saberíamos que na adolescência ela comercializou o corpo.E que era tão pobre, que brincava com duas baratas vivas, que tinham até nome, pois não tinha brinquedos.Não deixei de admirar essa mulher quando eu soube essas coisas.Continuo considerando Ophra uma guerreira, que muito já fez por muitos negros, nos EUA.
Não saberíamos que Elizabeth Taylor fez um ménage à trois com o presidente John Kennedy e o ator Robert Stack.

Uma outra razão para a briga biografados x biógrafos é o dinheiro. Alguns julgam que o biógrafo não tem o direito a ser remunerado por contar a história de alguém público. Foi assim com Ruy Castro quando escreveu a biografia de Garrincha, um dos maiores jogadores de futebol do mundo. A família pediu 1 milhão de reais para autorizar a publicação. Ele não topou, e uma juíza proibiu o livro.

O biógrafo reúne em um único lugar, todas as facetas da vida do biografado, as públicas e as vividas. Registra e disponibiliza para todos aqueles que conheceram ou não o biografado,fatos, costumes, moda, política, músicas, artes...de um pedaço do Brasil.

Há 15 anos, Roberto Carlos proíbe sua biografia.



Não adianta espernear. É proibido Proibir !

sábado, 26 de outubro de 2013

OS SUSPEITOS


Duas famílias amigas se reúnem para celebrar o Dia de Ação de Graças. Tudo era alegria e brincadeira, até que as duas filhas menores, de ambas as  famílias saem para brincar e desaparecem. Começa, então, uma busca implacável e obsessiva de um dos pais, Keller Dover, para encontrar as meninas e punir o culpado.


Essa poderia ser a sinopse para Os Suspeitos, suspense, em cartaz nos cinemas. Porém o filme é muito mais que isso.
Vidas que sofrem, se tocam e se emaranham numa trama que desafia a Deus, à justiça e aos homens.
Prisioners, o título original, talvez seja mais adequado do que o título em português, pois todos os envolvidos são prisioneiros de suas dores e seus dramas, e responsáveis por todos os efeitos decorrentes.
Jake Gyllenhaal
Hugh Jackman

Maria Bello
Viola Davis

O diretor é Denis Villeneuve que dirigiu o conturbado Incêndios, indicado ao Oscar.






Terrence Howard

Os atores são os incríveis Hugh Jackman (X-Men, Volverine), na pele do atormentado Keller Dover, casado com Grace, vivido por Maria Bello.
Na outra família, outros craques do cinema. Terrence Howard e Viola Davis. E como o descompensado detetive Loki, o ótimo Jake Gyllenhaal.
OS Suspeitos é um filmaço, com final surpreendente.
 Fica a dica.


O Verão da Minha Vida

O Verão da Minha Vida que estreou ontem nos cinemas, fica devendo e muito.Recheado de clichês, conta a história de um moleque de 14 anos que não se entende com o namorado da mãe, que vai passar o verão na praia, junto com a família, conhece um cara bem mais velho, que é legal com ele e o torna mais seguro. É isso. Quantas vezes já vimos algo assim? Muitas.

Só dá para ver esse filme, se for em casa, de tarde, num dia chuvoso. Não perca tempo, tem coisa mais legal para ver. Fica a dica.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

GRAVIDADE

Gravidade é provavelmente um dos melhores filmes de 2013. Ficção científica de primeira. É claro que o 3D é um grande apelo, principalmente no espaço, mas não poderia ser diferente. Nesse caso a tecnologia 3D é imperativa, para trazer emoção, sustos e tensão do início ao fim do filme. Esteticamente é bonito, bem feito do ponto de vista cinematográfico e traz uma Sandra Bullock , incrível, se superando.

O diretor do filme é o mexicano Alfonso Cuarón, que já dirigiu excelentes filmes como Biutiful (no caso, a grafia é essa mesma), 007 Quantum of Solace e Filhos da Esperança, entre outros. Ou seja, o cara é craque quando se trata de tensão bem feita.

Gravidade conta a aventura de um astronauta experiente (George Clooney) e da doutora Ryan Stone (Sandra Bullock), inexperiente, em sua primeira viagem espacial.
Quando tudo parecia em paz no espaço, os astronautas são surpreendidos por uma chuva sideral, lixo decorrente da destruição de um satélite russo.
O ambiente inóspito para a vida humana coloca em prova as habilidades e a vontade de viver de cada um deles.
No mais não vale contar, é correr para o cinema e aproveitar 1h30min de cinema bem feito, cheio de adrenalina.
Fica a dica.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

BLACK BLOCS, PINK BLOCS - Quem ainda aguenta isso ?

Vergonhosamente, os professores do Rio de Janeiro estão sendo manipulados. Pelo Sindicato da classe, pelos Black Blocs, pelo Governo Estadual, pelo Governo Municipal..... e não percebem !!

O Sindicato tem interesses políticos de desestabilizar o Governo. Desconhece o significado da palavra negociar. Negociar não é dizer não para a ideia do outro. É identificar pontos convergentes e consensar pontos divergentes.Bater o pé e fazer beicinho, não vai acabar com a greve.Pobre alunos.

Os Black Blocs se auto-intitulam " protetores " dos professores, quando na verdade são bandidos armados com barras de ferro e explosivos. Vândalos que acabam com o patrimônio público e privado.Patrimônio, que nós pessoas de bem, temos que pagar pelo prejuízo. Uma corja pronta para atacar, amedrontar e testar os limites do poder público. Os Black Blocs cercearam o direito de ir e vir dos cidadãos cariocas. Quem tem coragem de ficar no meio do fogo cruzado?
E o pior, os professores estão gostando dessa "proteção".
Essas pessoas querem tirar o Prefeito e o Governador do poder. Como ? Foram eleitos de forma democrática, pelo povo.Bom ou ruim, temos que aguentar até as próximas eleições.Aliás, o povo foi consultado sobre essa questão?

Quanto ao Governo estadual e municipal, demonstram todos os dias um pouco da infinita incompetência ao lidar com conflitos. A polícia é truculenta e usa do truque mais antigo da anti-democracia.
O Prefeito se utiliza do vandalismo para se esconder. O povo não aguenta mais tanta bagunça, e esse é o truque. Falta pouco para o poder público endurecer, sob o pretexto que essa é a vontade do povo. 

Como se não bastasse tem agora um tal de Pink Bloc, uma paródia dos caras de preto. É um movimento gay, que apoia os Black e são contra o Hetero - capitalismo, seja lá o que for isso.
Como os gay querem ser respeitados se desrespeitam aqueles de quem exigem respeito?.

Estamos vivendo uma total inversão de valores. Se qualquer pessoa atear fogo a um ônibus ou quebrar a vitrine de uma loja ou destruir um caixa eletrônico, vai em cana. Responde a processo. Os Black Blocs não. Por que? Eles são de uma categoria de cidadãos melhor do que todos nós? Acima do bem e do mal? Cadeia para esses delinquentes.

Acorda Professor !
Defenda seus direitos e seu digno lugar na sociedade, sem intermediários.


sábado, 12 de outubro de 2013

É O FIM, o filme

James Franco
É o Fim estreou ontem nas telonas e acredite, é bom. Porém, ninguém deve ir ao cinema com a expectativa de ver um filme sério. Não é. É um besteirol, muito legal.Cheio de referências cinematográficas,ironiza o cinema americano, os atores e um novo estilo que está começando a emplacar nos Estados Unidos, tipo Se beber não case.O mais interessante é que os atores representam eles mesmos. Doidões, beberrões, com algumas culpas e com esperanças de alcançar o Reino dos céus.

Jonah Hill
A sinopse é a seguinte: Os amigos Seth Rogen e Jay Baruchel vão a uma festa na casa do ator James Franco, que reuniu diversas celebridades no local como Rihana, Emma Watson, Jonah Hill e Jason Segel. A festa corria solta com muita bebida, sexo, drogas e rock n´roll, quando de repente.....o mundo começou a acabar. Rogen, Hill, Franco, Baruchel, Danny McBride e Craig Robinson acabam se vendo presos na casa, torcendo para que o mundo pare de acabar lá fora.
Jay Baruchel
Seth Rogen
  

Uma curiosidade: A casa usada no filme não é realmente a casa de James Franco, no entanto, todas as citações nas paredes do local, foram pintadas pelo próprio ator. 
Fica a dica.






quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VIDAS PROVISÓRIAS


Confesso nunca ter lido nada da obra do jornalista,escritor e apresentador Edney Silvestre, até Vidas Provisórias. Hoje sei, uma falha na minha biblioteca.


Vidas Provisórias se vale da experiência do autor como jornalista para mesclar realidade e ficção.Relata a história de dois personagens, Paulo e Barbara, tendo como pano de fundo, o período negro da ditadura no Brasil, os tempos difíceis da era Collor, a vida dura dos imigrantes nos Estados Unidos, os horrores da guerra do Iraque, e os sonhos desfeitos de quem, por um motivo ou por outro, é um expatriado.
Assuntos tão áridos são contados de forma delicada, sensível e por vezes emocionante.

As histórias de Paulo e Barbara são separadas no tempo e no espaço.
Em 1970, Paulo é um estudante universitário, confundido como terrorista e por conta disso, preso e torturado. Com uma identidade falsa, sai do Brasil, abandonando amigos e sonhos, em busca de uma nova vida na Suécia, onde é perseguido pelas lembranças e nunca consegue realmente, se adaptar.

Barbara é uma garota de dezessete anos quando vai para os Estados Unidos, em 1991, com documentos falsos. Foge da dura realidade brasileira, na esperança de viver dias melhores. Lá, conhece a difícil vida do imigrante, na América.Se sente só, não consegue se adaptar.

Paulo e Barbara, vivem histórias diferentes, mas compartilham a tristeza de alguém no exílio, que perde a própria identidade. Pessoas que sonham em resgatar suas vidas, mas enquanto isso não acontece, vivem vidas provisórias.

Vidas Provisórias é um livro obrigatório para que gosta de uma boa leitura.
Recomendo fortemente.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lisboa velha cidade........

O fado Lisboa Antiga, cuja letra canta " Lisboa velha cidade...." não faz jus à capital portuguesa, pois embora existam registros que aquela área tenha sido povoada por povos celtas(séc. VII a.c) e depois fenícios, Lisboa é uma jovem cidade.O terremoto de 1755 destruiu praticamente todo o território, desde o Tejo até onde hoje é a famosa praça Marquês do Pombal. Devido a isso, a cidade foi totalmente reconstruída, tendo portanto, um pouco mais de 200 anos.
Torre de Belém
Lisboa é uma cidade contemporânea, limpa, organizada, com ruas largas.Visitá-la é uma grata surpresa.
Quem vai pela primeira vez, não pode perder aqueles pontos turísticos mais badalados.
A Torre de Belém,fortificação de 1520, que integrava o sistema defensivo da cidade, uma das 7 maravilhas de Portugal e Patrimônio Mundial pela Unesco, é um desses pontos de interesse. 
Padrão do Descobrimento


Um outro é o Padrão  do Descobrimento, monumento em forma de caravela que homenageia os heróis envolvidos nos descobrimentos pelo mundo. Também à margem do rio Tejo, foi inaugurado em 1960.O valor da entrada é de € 3,00.

O Mosteiro dos Jerônimos, conjunto monástico do século XVI, uma das maravilhas de Portugal e Patrimônio Mundial pela Unesco, resistiu ao terremoto de 1755.É um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.A entrada do Mosteiro + da Torre é de € 10,00.

As três maravilhas podem ser visitadas num só dia, pois ficam bem próximas uma da outra.No entanto, chegue cedo ou vá em baixa temporada, pois as filas são enormes.



Quando for ao Mosteiro, não deixe de ir a loja Pastéis de Belém, que fabrica e vende o melhor pastel de nata do mundo, desde 1837.O segredo da massa e recheio é guardado a sete chaves e passa de geração para geração.As pessoas que fabricam o doce, assinam um termo de confidencialidade.Você não pode perder essa.A loja fica pertinho do Mosteiro e é fácil achar.Sempre tem fila!
Há muita coisa legal para ver em Lisboa.O bairro de Alfama, com seu Castelo de São Jorge, ou o Bairro Alto, ponto de encontro da juventude Lisboeta, que se reúne ali para, principalmente, beber, ou ainda o Baixo. 
O Baixo tem duas ruas principais que estão sempre lotadas de pessoas.A Rua Augusta e a Correeiros.
Rua Augusta
A Rua Augusta vai da Praça do Rossio à Praça do Comércio, acabando  no Arco do Triunfo, uma belíssima construção, na Praça do Comércio, de frente para o rio Tejo.Como a Augusta é fechada ao trânsito,é comum artistas performando, além de artesãos. É ladeada por lojas,algumas internacionais.


Já a Correeiros é recheada de restaurantes bem bacanas, onde se pode comer deliciosos pratos típicos.

Um desses restaurantes é o João do Grão.Lá come-se um bacalhau honestíssimo, por um preço justo. Fica bem perto da esquina da Praça do Rossio e está sempre cheio. Não tem como errar, os concorrentes ficam persuadindo as pessoas a não irem no João !.
Rua Correeiros

Lisboa é um encanto de cidade e vale visitá-la mais de uma vez para se perder pelas ruas charmosas, assistir a um evento na Praça do Comércio ou 
visitar o Bairro Alto pegando o elevador de Santa Justa, uma atração à parte.

domingo, 11 de agosto de 2013

Saindo de Férias

Saindo de férias do Blog, da cidade e do país.Na volta, muitas novidades sobre Portugal e Espanha.
Até a volta.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Amor Pleno


O filme Amor Pleno que estreou nas telonas de cinema, dispensa comentários. É muito, muito, muito chato.Os atores Ben Affleck e Rachel McAdams devem estar, até agora, arrependidos de ter atuado nesse filme.Ou não. Fico pensando que talvez estivessem precisando de dinheiro e daí toparam rodar a "película".Só isso pode justificar 1h53m de tortura absoluta.
Se alguém disser algo contrário não acredite.Só perca tempo vendo esse longuíssimo filme, nas seguintes situações: está se escondendo de alguém e precisa de um esconderijo seguro, onde ninguém vai.Ou ainda, está se punindo por ter almoçado pizza com sorvete.Ou está sofrendo de uma amnésia temporária e esqueceu que eu avisei.