Gosto de programas de entrevista.É uma oportunidade de conhecer melhor pessoas públicas-artistas,escritores,cantores,políticos...Quando o entrevistador é talentoso, ele consegue arrancar a máscara do entrevistado e desnudá-lo de sua "cara para o grande público".Foi assim que passei a admirar algumas pessoas pelas quais eu não dava nada e que conhecia pouco do trabalho delas.Também descobri que algumas a quem eu tinha em alta conta, são bem assim-assim.E outros, decepção total.O programa da Marília Gabriela no GNT é bacana e a Marília, uma entrevistadora talentosa.
Assim, ontem, domingo, assistia a entrevista do carioca Artur Xexéo,jornalista,escritor e roteirista, quando lá pelas tantas, Marília Gabriela pergunta ao Xexéo se ele concorda que a vida cultural no Rio de Janeiro só existe, graças a Tv Globo. Xexéo, claramente constrangido responde que não,e que apesar da importância da Globo,o Rio sempre teve vida cultural antes da emissora, e que continuaria a ter, se ela deixasse de existir.
Não é a primeira vez que a paulistana Marília Gabriela se refere ao Rio de uma forma menor.Em outras oportunidades, ela também se mostrou bairrista e preconceituosa.Para a apresentadora, S.Paulo é " o tambor do Brasil", nas palavras dela,em outro programa.
Não podemos menosprezar a importância econômica nem cultural daquela cidade.Mas achar que o Rio de Janeiro é só praia e água de côco é tão antigo e fora de moda!
Os paulistas não nos perdoam pelo nosso jeito de ser, muito menos pela belíssima cidade onde moramos. Para eles, cariocas trabalham pouco,só querem saber de praia e culturalmente, são fraquinhos.Visão totalmente equivocada.
Algumas das pessoas mais ilustres desse país são cariocas:Fernanda Montenegro, Vinicius de Moraes, Oscar Niemeyer, Machado de Assis.....
Os paulistas que me desculpem, mas o Rio de Janeiro continua lindo..... e os cariocas também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário