segunda-feira, 7 de julho de 2014

Trapalhada Verde e Amarela

Lei Federal publicada no D.O, na última sexta feira, de autoria do Senador Cristóvão Buarque, obriga todas as escolas de ensino básico a exibir filmes nacionais, pelo menos duas horas por mês.
Se o objetivo é criar futuros admiradores do cinema brasileiro, é no mínimo absurdo. Certamente, essa forma reducionista e castradora, é imoral. Além disso, a produção cinematográfica no Brasil, dirigida a crianças, não é suficiente para preencher um semestre.
Se o objetivo é desenvolver na criançada a capacidade de análise, discussão e síntese, é no mínimo risível. Primeiro, porque com raríssimas e honrosas exceções, o cinema nacional é pobre de roteiro e argumento, não suscitando míseros 10 segundos de reflexão. Depois, filmes brasileiros são recheados de palavrões e sacanagens.É isso que queremos mostrar aos brasileirinhos ?

Certa vez, em Paris, visitando o Espaço Dali, me deparei com grupos de crianças com, no máximo 8 anos, explorando com as professoras a arte de Salvador Dali. A professora apontava para uma gravura, explicava, perguntava, ou seja, desenvolvia nas crianças o interesse pela arte.

Por aqui continuamos com ideias equivocadas de como tornar os brasileiros, cidadãos de primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário